Notícias da Igreja no Brasil

Curso da CNBB e PUC vai formar agentes da Pastoral da Cultura

 

Curso da CNBB e PUC vai formar agentes da Pastoral da Cultura

"Não faz muito tempo, havia a compreensão de que a cultura não devia ser compreendida como um campo de ação evangelizadora da Igreja. Hoje, percebemos que a cultura tem tudo a ver com o processo de transformação da vida da pessoa, do testemunho cristão dentro da comunidade, na sociedade”, explica o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação e Cultura da CNBB, dom Joaquim Giovani Mol.

De acordo com o bispo, a cultura interfere no indivíduo. “Afetado positivamente pelos elementos e valores culturais, ele se torna uma pessoa melhor e ajuda a melhorar a sociedade”, acrescenta.

Por isso, a CNBB inicia uma ação com vista a implantação da Pastoral da Cultura nas dioceses de todo país. “Essa pastoral vem consolidar na Igreja do Brasil o diálogo especializado, estreito, objetivo e concreto entre fé e cultura”, afirma o assessor da Comissão, professor Josimar Azevedo.

 Em parceria com o Centro Superior de Estudos Teológicos e Pastorais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), a CNBB oferece dois cursos. O primeiro é de pós-graduação lato sensu à distância, com carga horária de 360 horas, que está com inscrições abertas até 24 de fevereiro de 2014, pelo site www.virtual.pucminas.br. Esta modalidade tem duração de 18 meses, com início em 17 de março.

 O outro curso, presencial e de curta duração, com 64 horas, é destinado a pessoas com ensino médio completo. “Esta modalidade vai ser oferecida em cada igreja local. A diocese que se interessar vai receber um grupo de professores para implementar a formação”, explica Azevedo. A primeira experiência do curso presencial será realizada na arquidiocese de Belo Horizonte e as inscrições podem ser feitas até 19 de janeiro.

 “Nós não podemos esquecer que a Igreja é a instituição mais significativa no campo da cultura, pelo seu patrimônio histórico e pela sua forma de atuação. Ela tem uma grande contribuição a dar nesse campo, além de ter acumulado o maior acervo cultural de nosso país”, afirma dom Mol.

Fonte do site Canção Nova

2007 @ Todos direitos reservados para o SIM-Serviço de Informação Mariana