Notícias da Igreja no Brasil

Livro "A Lista de Bergoglio" será lançado no Brasil em dezembro

 

Livro "A Lista de Bergoglio" será lançado no Brasil em dezembro

As ‘Edições Loyola’ lançarão no Brasil, em 14 de dezembro, 'A Lista de Bergoglio', novo livro-reportagem do jornalista italiano Nello Scavo. A obra, que tem prefácio assinado pelo Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, foi lançada recentemente na Itália e em Portugal, com previsão de tradução em outros oito idiomas.

A obra de Scavo retrata, sob o olhar do Papa Francisco, o terror vivido na Argentina durante a ditadura militar após o golpe de 24 de março de 1976. Neste triste período da história argentina, mais de 30 mil pessoas desapareceram, 15 mil foram fuziladas, 500 recém-nascidos foram tirados de suas mães condenadas à morte pelo regime militar, e mais de 2 milhões foram exilados.

A lista de Bergoglio retrata o “Drama dos desaparecidos”, por meio de relatos de dissidentes, sindicalistas, sacerdotes, estudantes, intelectuais, crentes em Deus ou não, com destaque à história de pessoas salvas pelo então sacerdote jesuíta Jorge Mario Bergoglio. Entre elas, o sindicalista Gonzalo Mosca, escondido no Colégio Máximo como “estudante em retiro espiritual”, posteriormente deportado para o Brasil, e relata testemunhos emocionantes de perseguidos políticos, entre eles, o do jesuíta e teólogo argentino Juan Carlos Scannone, no qual revela a estimativa da lista das pessoas (mais 100) que Padre Bergoglio colocou em locais seguros.

A carta inédita escrita por Bergoglio à família do Padre Franz Jalics, um dos dois jesuítas sequestrados e torturados na Escola Superior de Mecânica da Armada (ESMA), também é mencionada no livro, além do encontro de Bergoglio com o almirante Emilio Eduardo Massera, para pedir a libertação imediata dos dois jesuítas detidos.

Scavo relata ainda a história dos três seminaristas do Bispo mártir Dom Enrique Angelelli, procurados pelo regime militar, que também foram escondidos por Bergoglio no Colégio.

Fonte do site Canção Nova

2007 @ Todos direitos reservados para o SIM-Serviço de Informação Mariana