Obra Missionária

Os Dons do Espírito Santo - Fortaleza

Os Dons do Espírito Santo - Fortaleza

A vida moral dos cristãos é sustentada pelos dons do Espírito Santo. Estes são disposições permanentes que tornam o homem dócil para seguir os impulsos do mesmo Espírito.” (Catecismo da Igreja Católica – 1830 e 1831)
“Os dons do Espírito Santo atuam em vocês de maneira diversa. Todos vocês os têm em grau menor ou maior. Façam uso destes dons. Desenvolva-os em prol da ajuda ao próximo. Agindo assim, estarão mostrando a todos a força vitalizadora de Deus que existe em cada um de vocês.”
Os sete dons do Espírito Santo são: Sabedoria, Inteligência (ou Entendimento), Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus.

Hoje veremos sobre o dom da Fortaleza.

Este dom é graça de Deus, e só com o nosso esforço não podemos fazer com que cresçam e se desenvolvam. Necessitam de uma ação direta do Espírito Santo, para podermos atuar dentro da virtude e perfeição cristã.
No Espírito Santo, reside o Amor Supremo entre o Pai e o Filho. Foi pelo Divino Espírito Santo que Deus se encarnou no seio de Maria Santíssima, trazendo Jesus ao mundo para nossa salvação. Peçamos à Maria, esposa, que interceda por nós junto a Deus concedendo-nos a graça de recebermos este divino dom, apesar de nossa indignidade, de nossa miséria. Nas Escrituras, o próprio Jesus quem nos recomenda: "Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto"
Fortaleza - Por essa virtude, Deus nos propicia a coragem necessária para enfrentarmos as tentações, vulnerabilidade diante das circunstâncias da vida e também firmeza de caráter nas perseguições e tribulações causadas por nosso testemunho cristão. Lembremo-nos que foi com muita coragem, com muito heroísmo, que os santos desprezaram as promessas, as blandícias e ameaças do mundo. Destes, muitos testemunharam a fé com o sacrifício da própria vida. O Espírito Santo lhes imprimiu o dom da Fortaleza e só isto explica a serenidade com que encontraram a morte! Que luta gloriosa não sustentaram! Agora gozam de perfeita paz, em união íntima com Jesus, de cuja glória participam. Também nós, havemos de combater diariamente para alcançar a coroa eterna. Vivemos num mundo cheio de perigos e tentações. A alma acha-se constantemente envolta nas tempestades de paixões revoltadas. Maus exemplos pululam e as inclinações do coração constantemente dirigem-se para o mal. Resistir a tudo isto requer em primeiro lugar muita oração, força de vontade e combate resoluto. Por esta virtude, a alma se fortalece para praticar toda a classe de atos heroicos, com invencível confiança em superar os maiores perigos e dificuldades com que nos deparamos diariamente. Nos ajuda a não cair nas tentações e ciladas do demônio.
Como podemos nos fortalecer?
Vejamos algumas palavras da Mãe de Jesus a esse respeito:
“Meu Filho está disponível a vocês. Aproveitem esta graça! Eu também estarei junto para fortalecê-los, mas somente através da oração isto é possível. Estou aqui e sempre estarei para que vocês, filhos queridos, tenham força e audácia para abraçar, com amor, a causa da justiça e da conversão sem limites. Quantos males podem ser evitados através da força propulsora do amor.
Inicia-se uma nova etapa, que deve ser encarada com otimismo cristão e acompanhada de muita oração. Somente deste modo arma-se e fortalece-se o espírito contra as fraquezas da matéria, e pode-se almejar construir algo de bom, alicerçado na obediência aos princípios básicos das Leis de Deus.
Esforcem-se a uma libertação de hábitos fúteis, para que Eu possa lhes proporcionar um maior contato com o Céu. Observem como Eu lhes dirijo através destas mensagens; encontrarão nelas o alimento bom e saudável para estarem fortes nesta tarefa.
Agarrem-se bem à disciplina, não a deixem nunca, porque ela é a força de vocês. Meus filhos amados, observem isto. Eu lhes garanto: caminharão sem tropeçar. Eu os quero muito e desejo que sintam minha presença constante.”
Por que necessitamos da fortaleza?
“O Altíssimo permitiu minha Assunção ao Céu, para a glória do seu Nome na terra. Desejo que saibam disso, para que, fortificados, enfrentem a força satânica que assola a terra, para tirá-los do convívio da felicidade eterna.”
A força vitalizadora de Deus
“Farei estabelecer em toda a terra uma grande corrente de espiritualidade. Para isto é necessário que peçam e recebam o Espírito Santo e, fortificados por Ele, possam fazer barreira à onda maligna da incredulidade que ameaça escravizar o mundo.”

2007 @ Todos direitos reservados para o SIM-Serviço de Informação Mariana