Notícias sobre o Papa Francisco

Francisco manifesta pesar pela morte do Cardeal Marchisano

Em telegrama, o Papa recordou a grande generosidade e dedicação do cardeal aos fiéis

Francisco manifesta pesar pela morte do Cardeal Marchisano

O Papa Francisco manifestou, nesta segunda-feira, 28,  seu pesar pela morte do Cardeal Francesco Marchisano. O Arciprete Emérito da Basílica Papal de São Pedro faleceu na manhã deste domingo, 27,  aos 85 anos.

Em telegrama enviado ao Arcebispo de Turim, terra natal de Marchisano, Dom Cesare Nosiglia, Francisco recorda que  o Cardeal deixou o testemunho de uma vida generosa, por sua solicitude como sacerdote e bispo, dedicando-se às necessidades dos fiéis. O papa recordou também as habilidades do cardeal  no mundo da arte e da cultura.

Criado Cardeal durante o Consistório de 21 de outubro de 2003, o purpurado exerceu diversos cargos na Cúria Romana, entre os quais, o de Presidente da Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja e da Pontifícia Comissão de Arqueologia Sacra. Ele também foi Vigário Geral de Sua Santidade para a Cidade do Vaticano e Presidente da Fábrica de São Pedro, além de Presidente do Escritório de Trabalho da Sé Apostólica.

O funeral será presidido pelo Cardeal Decano do Colégio Cardinalício, Angelo Sodano, nesta quarta-feira, 30,  às 8 horas (horário local), na Basílica de São Pedro. O Santo Padre presidirá o rito das exéquias.

Com a morte do Cardeal Marchisano, o Colégio Cardinalício passa a ter 212 cardeais, dos quais 118 eleitores e 94 não-eleitores.

Fonte do Canção Nova

2007 @ Todos direitos reservados para o SIM-Serviço de Informação Mariana