Notícias sobre o Papa Francisco

Papa destaca a transmissão da fé a partir do batismo

Dando continuidade à reflexão sobre o batismo, Francisco falou do aspecto discípulo missionário de todos os batizados que devem transmitir a fé

papa francisco

Papa Francisco reuniu-se com os fiéis, na Praça São Pedro, nesta quarta-feira, 15, para a tradicional audiência geral. Ainda falando sobre o batismo, como na catequese passada, Francisco destacou que este sacramento torna o homem membro do Corpo de Cristo e do povo de Deus.

O Santo Padre lembrou que da mesma forma como se transmite a vida de geração em geração, assim acontece com a graça transmitida pela fonte batismal.

A partir do exemplo dos discípulos, que com as palavras de Jesus começaram a batizar os povos, até hoje há uma sequência de fé transmitida pelo batismo. “Como um rio que irriga a terra, é assim a graça de Deus à nossa fé, e devemos transmiti-la às crianças para que essas, quando adultas, possam transmiti-la a seus filhos”.

É também com este sacramento que o ser humano se torna discípulo missionário, chamado a anunciar o Evangelho, explicou o Papa. Segundo ele, a nova evangelização deve implicar um novo protagonismo de cada um dos batizados. “O povo de Deus é um povo discípulo, porque recebe a fé; e missionário, porque a transmite. Isso faz o batismo em nós: doa-nos a Graça e transmite a fé”.

Outro aspecto destacado por Francisco foi a vida do povo de Deus em uma só comunidade, que experimenta a beleza de partilhar a experiência de um amor que precede a todos. Ao mesmo tempo, disse, esse amor pede para que cada um seja canal de graça para o outro, apesar das limitações e pecados.

Como exemplo, o Pontífice citou a história da comunidade cristã no Japão. Mesmo sob dura perseguição, no início do século XVII, quando milhares de fiéis foram assassinados e forçados a viver como clandestinos, a comunidade conservou a fé e a oração, batizando seus filhos em segredo para continuar transmitindo-lhes a fé. Após dois séculos e meio, a Igreja, nesse país, pôde renascer e estava formada por milhares de fiéis.

“O batismo fez com que eles se transformassem em um só corpo em Cristo. Podemos aprender tanto com esta história!”, finalizou.

Fonte do site Canção Nova

2007 @ Todos direitos reservados para o SIM-Serviço de Informação Mariana