Notícias sobre o Papa Francisco

Papa destaca importância da unção de bispos e padres

Em homilia, Francisco agradeceu o ministério de padres e
bispos que deram suas vidas a serviço do povo de Deus

papa francisco

Na Missa desta segunda-feira, 27, Papa Francisco fez um agradecimento aos sacerdotes que dão a vida no anonimato de seu serviço cotidiano. O Santo Padre destacou que o que faz a diferença na Igreja é a unção do Espírito Santo aos padres e bispos, dando a eles a força para servir o povo de Deus.

O Papa afirmou que não se pode entender a Igreja como uma simples organização humana, pois há esta unção que faz toda a diferença. Trata-se do próprio Espírito do Senhor que permanece com a pessoa ungida, como aconteceu com Davi, como relata a Primeira Leitura do dia.

“Sem esta unção, Davi teria sido um simples organizador político. Em vez disso, após a unção, o Espírito do Senhor desce sobre Davi e permanece com ele. Esta é justamente a diferença da unção. O ungido é a pessoa escolhida pelo Senhor”.

Da mesma forma acontece com a Igreja, explicou Francisco. Assim, bispos não são eleitos somente para levar adiante uma organização, que se chama Igreja particular, mas são ungidos e o Espírito de Deus está com eles. Nesta unção, a Igreja tem a sua força.

“A unção aproxima os bispos e os padres do Senhor e dá a eles a alegria e a força para levar adiante um povo, para ajudar um povo, para viver a serviço de um povo”, disse.

Sem pensar nos bispos e padres como ungidos, não se pode explicar como a Igreja segue adiante somente com as forças humanas, disse o Papa. Ele reconheceu que uma diocese, uma paróquia seguem em frente por causa de um povo santo, de organizações, mas também porque têm um ungido que as ajuda a crescer.

Nesse sentido, Francisco mencionou tantos bispos e sacerdotes santos, que entregaram suas vidas a serviço das dioceses, das paróquias. Tantas pessoas, segundo ele, receberam a força da fé, do amor e da esperança a partir desses párocos anônimos, cujas obras não aparecem nos noticiários.

“É aquilo de sempre: faz mais barulho uma árvore que cai que uma floresta que cresce. Hoje, pensemos nesta unção de Davi. Fará bem a nós pensar nos nossos bispos e padres corajosos, santos, bons, fiéis e rezar por eles. Graças a eles nós estamos aqui hoje”.

Fonte do site Canção Nova

2007 @ Todos direitos reservados para o SIM-Serviço de Informação Mariana