Fazer a Vontade de Deus III - Mt 12,46-50


Basílica de Lourdes, 21 de julho de 2015

Naquele tempo, enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem falar contigo”. Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

Comentário do Evangelho

Jesus estava pregando quando chegaram algumas pessoas e disseram que a Mãe e os irmãos dele estavam do lado fora querendo com Ele. A primeira impressão foi a de que Jesus está maltratando a mãe porque Ele questiona, “quem é minha mãe, quem são meus irmãos?” E continua, “a minha mãe e os meus irmãos são aqueles que fazem a vontade de Deus”. Num primeiro impacto temos a impressão de que Jesus está tratando mal a mãe e os irmãos, não é nada disso.
Se nós não entrarmos no mérito de Jesus, no tempo das coisas que aconteciam lá, nós não vamos entender nada.
Na verdade, o Evangelho é esse, Jesus não estava maltratando a Mãe e nem Jesus tinha irmãos não. Jesus estava pregando a Boa Nova, ele estava falando sobre a Boa Nova, sobre o novo evangelho. Jesus estava indo contra a opinião dos fariseus, contra a prática da Torá (parte da Sagrada Escritura dos Judeus), o que a Torá mandava não era aquilo que eles estavam fazendo, os fariseus não estavam fazendo a vontade de Deus.
Jesus mesmo criticou, os fariseus gostam de aparecer nas Sinagogas, de andar com roupas bonitas, gostam de andar com faixas na cabeça. Os fariseus colocam nas costas de vocês pesados fardos que eles não carregam. É isso de que Jesus estava contra. Jesus não estava falando da mãe e nem de irmãos. Jesus falava da Torá e dos fariseus, e vinculava toda aquela situação à vontade de Deus. Esta mensagem se atualiza muito bem para os dias de hoje e para cada um de nós.

(Comentário do Evangelho por Raymundo Lopes - Basílica de Lourdes)

2007 @ Todos direitos reservados para o SIM-Serviço de Informação Mariana