Cronicas de Raymundo Lopes
Quando estamos diante da representação de
um personagem que acreditamos ser um santo ou santa.

Raymundo Lopes - 29 de novembro de 2016

Quando estamos diante da representação de um personagem que acreditamos ser um santo ou santa.

Começaremos identificando o personagem. Para isso reparem bem na representação do santo e de seu entorno e procurem um sinal que lhes cause surpresa.
São múltiplos e variados. Em alguns a presença de um animal, em outros será uma decoração estranha, outras vezes estará ostentando um objeto etc.

O primeiro passo para identificar um santo consiste em escolher uma orientação.

Observar a presença de algum sinal sobre o próprio santo ou em suas proximidades, reparar nas vestes, notar se o santo está numa atitude particular ou se há outro personagem a seu lado.

Santidade, para começar, não significa perfeição moral, mas o fato de ficar à parte, de pertencer a Deus.

No seio das Igrejas todos são chamados à santidade, pois a entrada no Reino de Deus traz implícita essa vocação comum a todos os membros do povo de Deus. Sejam simples fiéis ou altos dignitários, tanto se vivem no mundo quanto numa comunidade, quer sejam casados ou permaneçam celibatários. Seja qual for a sua condição física, cultural, intelectual ou social, ou sua idade, todo aquele que trabalha para fazer resplandecer o reino de Deus através da santidade de sua vida.

Como respondem os fiéis a esse chamado?

Através da fidelidade à sua vida de fé, perseverando no louvor a Deus.
A chamada à santidade é enquanto percebida como um sinal de Deus.

Em nossos dias a santidade é percebida como um serviço a favor da humanidade. O termo santo, porém, reserva-se com frequência para a categoria de homens e mulheres
reconhecida pelas Igrejas.

Esses santos, entretanto, não são primordialmente modelos de virtudes. As Igrejas, quando reconhecem essas personalidades, reconhecem oficialmente a qualidade espiritual de suas vidas.

Raymundo Lopes

2007 @ Todos direitos reservados para o SIM-Serviço de Informação Mariana